Market Entry Strategy: o que é e como essa ferramenta de análise pode auxiliar novas empresas?

Como garantir uma entrada estratégica no mercado? Market Entry pode ser extremamente útil

Iniciar uma nova operação no mercado é uma tarefa que exige um planejamento estratégico e cuidadoso. A seguir, te ensinaremos os principais pontos que devem ser estruturados antes de iniciar uma nova operação no mercado.

 

É importante ter em mente 3 grandes questões que precisam ser respondidas:

1- Devo entrar nesse mercado

2- Tenho os recursos necessários?

3- Como realizar a entrada?

 

Como saber quando devo ou não entrar em um mercado através da análise de market entry? 

 

Existe uma metodologia poderosa e elegante que a FFX utiliza. Existem 4 etapas na análise de estratégia em market entry:

 

1- Proposta de valor e análise de demanda – Essa etapa consiste na definição da proposta de valor e modelo de receita do negócio, avaliando a entrega de valor pretendido por segmentação de cliente.

2- Mercado acessível e crescimento – Nesse ponto, é identificado e quantificado o mercado pretendido, bem como explicitado os principais drivers do mercado, para finalmente ser avaliado o histórico e projeções de crescimento.

3- Posicionamento no mercado e análise competitiva – É feito o levantamento relativo aos critérios de posicionamento do negócio, bem como uma avaliação criteriosa das possíveis ameaças e barreiras no cenário competitivo.

4- Avaliação do plano de negócios – Análise da viabilidade do plano de gestão e das principais fragilidades.

 

 

Quais são os recursos necessários para uma boa entrada estratégica de mercado?  

Nesse ponto, é discutido e reportado 2 critérios: análise financeira e estrutura da empresa.

 

Com relação à análise financeira, é identificado os recursos necessários para a operação não apenas se manter em funcionamento, mas também para sustentar um crescimento de longo prazo e atingir seu potencial máximo. 

 

Por outro lado, a estrutura da empresa é composta pelos setores necessários e recursos humanos associados a cada setor.

 

Como avaliar e realizar um market entry? 

Aqui tratamos de aspectos táticos, primeiro identificando quais são as obrigações legais da operação e quais instituições governamentais estarão envolvidas. Feito isso, para todo o plano é estabelecido quais são os prazos de cada etapa de implementação, qual será o método de execução adotado e por fim, quem são os responsáveis pelo bom andamento de cada fase, garantindo uma execução eficiente.

 

Ficou com alguma dúvida? O time da FFX terá um prazer imenso em te ouvir.

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