Câmbio Comercial X Câmbio Turismo: Qual a diferença?

Câmbio Comercial e Câmbio Turismo são diferentes? 

Desde a criação do Plano Real, o Brasil já teve regime de câmbio por bandas cambiais e, mais recentemente, o câmbio flutuante. Hoje, quando estamos acompanhando as cotações para tomar uma decisão envolvendo moeda estrangeira, nos deparamos com dois tipos mais comuns: cotação comercial e cotação turismo.

 

Independentemente do regime cambial, a cotação da moeda comercial e turismo variam de acordo com a valorização ou desvalorização do Real frente à moeda estrangeira ao longo do dia/semana/mês. A compra de moeda, seja comercial ou turismo, pode ser feita somente nas corretoras e bancos autorizados a operar no mercado de câmbio brasileiro.

 

 

O que é câmbio turismo?

A cotação do câmbio turismo é muito comum ser utilizada pelas corretoras e bancos para as pessoas que buscam comprar moeda em espécie para utilizar em viagens no exterior. A cotação da moeda nesta modalidade é ligeiramente mais cara do que a cotação da moeda comercial, uma vez que trata-se da moeda física ou papel moeda.

 

No caso do Dólar Americano, cada nota é emitida pela autoridade monetária daquele país e é adquirida por bancos e corretoras brasileiras. Então além do custo de emissão, há também o custo de transporte, estocagem da moeda, os custos de funcionamento do banco ou corretora, etc. Todos esses custos são repassados ao consumidor.

 

 

O que é câmbio comercial?

A cotação do câmbio comercial é a mais comum e presente no nosso dia a dia, já que é utilizada como base de cotação para qualquer transferência do Brasil para o mundo. Portanto, sempre que qualquer pessoa ou empresa precisar pagar ou receber dinheiro do exterior, a cotação base é a cotação do câmbio comercial. Sabe aquela cotação do dólar que aparece no jornal, rádio, redes sociais, elevador? Então, trata-se do dólar comercial.

 

Nesse caso, por não haver custo de transporte, emissão e estocagem, a cotação da moeda costuma ser expressivamente mais baixa do que a cotação turismo. Dessa forma, os bancos e corretoras conseguem ser mais competitivos neste mercado e muitos deles oferecem taxas mais atrativas.

 

 

Conta corrente no exterior é uma boa ideia?

A conta corrente em moeda estrangeira é uma excelente alternativa para quem viaja para o exterior e busca por economia e bastante segurança.

Além disso, pode ser utilizada para compras internacionais, bem como pagamentos e recebimentos também no exterior. Sem taxa de abertura, sem taxa de manutenção ou qualquer tipo de anuidade.

 

A principal vantagem deste produto é que as pessoas carregam a conta com dólares americanos (por exemplo) pagando taxa de câmbio comercial e gastam como queiram como se fosse moeda em espécie, através do cartão de débito ou crédito, com a possibilidade de sacar dinheiro em qualquer ATM no mundo.

 

Conheça mais sobre a FFX Consultoria em Câmbio e as nossas soluções em câmbio comercial.

 

No blog da FFX você encontra diversos conteúdos qualificados sobre o assunto escritos por nossos consultores.

 

Você gostou desse artigo da FFX Office sobre Câmbio Comercial X Câmbio Turismo e suas diferenças? Compartilhe para que mais pessoas tenham acesso a esse conteúdo!

 

COMPARTILHAR NO LINKEDIN