Cross border: como funciona essa solução para os negócios?

O que é cross border?

 

O termo cross border, em tradução livre, significa transfronteiriço, e na prática é isso mesmo. Se refere às soluções que utilizam mais de um país como prover um serviço ou vender um produto.

 

Essa é uma prática bastante utilizada, e pode ter como objetivo a otimização tributária, a facilitação de lançamento, a viabilização da operação, entre outros.

 

A viabilidade de uma operação cross border depende da coordenação e cooperação de múltiplos atores, incluindo empresas, sistemas e órgãos governamentais. Quanto mais agentes envolvidos, naturalmente mais complexas são as operações.

 

Obstáculos por vezes são previsíveis e é possível, se embasado em uma estratégia sólida, minimizar os problemas e maximizar a oportunidade para o negócio. 

A maior porcentagem dos problemas são encontrados nos seguintes pontos:

 

1. Questões regulatórias: ao lidar com diferentes jurisdições é importante manter a coerência na regulação.

 

2. Pagamentos: aqui é importante definir os melhores métodos de pagamento que serão utilizados na estratégia do negócio. 


3. Estrutura organizacional:
por lidar com diferentes jurisdições, é importante garantir uma estrutura na empresa que atenda as necessidades e demandas vindas de cada região, endereçando e resolvendo devidamente as questões que possam surgir.

 

A atividade internacional cross border tem concentração em alguns lugares, grandes centros financeiros especializados em atividades financeiras surgiram, como as Ilhas Virgens Britânicas, Bermuda, Ilhas Cayman, Guernsey, Jersey, Luxemburgo e Ilhas Marshall.

 

Esses centros representam um canal para o investimento internacional, e geralmente não são a fonte e nem o destino final dos recursos. Ainda, uma característica desses centros é a desproporção entre os ativos e passivos externos se comparado com a economia doméstica.

 

O estudo sobre o mercado internacional é primordial, pois é nele que encontramos inconsistências e erros. Muitas vezes o processo de BPO também pode auxiliar na implementação do cross border.

Para atingir sucesso na implementação de  soluções como essa, procure sempre por parceiros que tenham conhecimento em todas as pontas dos processos de cross border.

 

Ficou com alguma dúvida? O time da FFX terá um prazer imenso em te ouvir.

 

 

No blog da FFX você encontra diversos conteúdos qualificados escritos por nossos consultores.

 

COMPARTILHAR NO LINKEDIN